segunda-feira, 30 de março de 2009

Desestímulos e Negativas


Nossa sociedade é voltada para o NÃO: “Não pode”, “Não Faça”, “Vai se machucar”, “É perda de tempo”, “Para que tanto esforço” Enquanto isso, músicas, programas de TV e páginas de revistas exibem a vitória da mediocridade. Sujeitos despreparados circulam por lugares caros, exibindo parceiros ou parceiras exuberantes, carro do ano. Desde a educação familiar, as crianças são inibidas de correr riscos. Na escola também tem que se comportar dentro de parâmetros.

Iniciativas e riscos são desestimulados. Na empresa ainda predomina o “Você foi pago para fazer e não para pensar”, o que pode ser traduzido por “Você foi pago para fazer e não para sonhar”.

Os realizadores de sonhos tem que possuir uma dose extra de perseverança para vencer a torcida contrária.

A cozinheira mais famosa da Terra de Todos os Santos, Dadá do Acarajé, precisou de muita persistência para concretizar seu sonho. Depois de trabalhar anos como empregada doméstica no interior do estado e em Salvador e de vender comida no Porto da Barra, aos poucos foi alimentando a ideia de montar um restaurante. “Sabia que ia ser um sucesso. Mas só eu acreditava nisso”, disse Dadá. “Contei para uma amiga o meu desejo. Ela me achou maluca. Disse que no restaurante não entraria mosquito nem barata, nem cachorro, quanto mais gente.” A mesma impressão teve o seu companheiro.

Dadá tinha duas saídas: trocar de sonho ou de companheiro. Preferiu ficar com seu sonho. Abriu um restaurante nos fundos de sua casa. Deu tão certo que hoje tem três, a matriz, no Alto das Pombas, no bairro da Federação, uma filial no Pelourinho e um recente, na orla marítima. Sempre sorridente, esbanja felicidade. A marca “Dadá” é uma da mais reconhecidas de Salvador. Certamente está entre as cinco marcas Top of mind em qualquer pesquisa que se realiza na Bahia.


Fonte: Livro “Você é do Tamanho dos seus Sonhos” - Editora Agir Negócios - 2009

Faça seu comentário!

Nenhum comentário: