segunda-feira, 9 de março de 2009

Você tem espírito de equipe?

De modo geral, você não conseguirá resultado positivo, sozinho dentro de uma empresa. Portanto você deverá ter consciência de que para a empresa obter resultados, o individualismo deve ser combatido. Diante disso, é preciso que muitos profissionais aprendam que trabalhar em equipe é essencial para que toda a organização ganhe.

Mas o que é que vemos nas empresas? Infelizmente trabalho em equipe não é exatamente o que ocorre em muitas delas. Poderíamos dizer que em algumas empresas, o que observamos é a competição em equipe, competição não contra a concorrência, mas sim uns contra os outros. Sim, porque alguns possuem o conceito errôneo que a palavra equipe não deve ser aplicada dentro da empresa, pois mais vale que ele faça o seu trabalho e se os demais não conseguirem fazer os deles o problema será somente deles.

Para aqueles que ainda não conseguiram desenvolver o senso de equipe, eu tenho uma má noticia: As empresas estão eliminando esses profissionais. O profissional que consegue desenvolver o trabalho em grupo tem sido valorizado. Não existe mais espaço neste mercado competitivo para aqueles profissionais que insistem em promover o auto-isolamento. Quem se isolar dos demais da equipe mais dias menos dias estará fora do mercado de trabalho.

Então já que o trabalho de equipe é algo tão necessário para que todos ganhem, qual deve ser o perfil do profissional para alcançar essa característica? Bem, é possível que um único profissional possa destruir toda uma conquista da organização. Do diretor ao trabalhador do chão de fábrica, todos devem ser incluídos como fazendo parte da realização dos objetivos da empresa. Portanto, você deve respeitar a todos que fazem parte da sua equipe, a opinião de todos deve ser respeitada. Muitas vezes a resposta para um problema que os diretores não conseguem resolver pode estar com o office-boy ou com o operador de máquina. Você acha um exagero? Mas não é.

Certa empresa estava tendo sérios problemas com o processo produtivo de um produto, na qual a cada número determinado de peças produzidas, uma série delas saia com defeito. Chamou-se então o engenheiro responsável para descobrir o problema e foi levantada várias hipóteses muitas teses sobre o assunto, mas nada concreto. Contatou-se o fabricante da máquina que enviou alguns técnicos para avaliar a máquina e chegou-se a conclusão que a máquina não apresentava nenhum defeito. O que mais intrigava os técnicos é que a máquina tinha hora certa para apresentar defeitos, pois sempre ocorriam os problemas dentro de uma faixa de horários idêntica todos os dias. Bem se passaram semanas e nada foi resolvido. Mas será que alguém pensou em procurar pelo empregado do chão de fábrica? Não, pois como poderia um mero operário saber a resposta que engenheiros, técnicos e diretores não sabiam? Mas foi o mero operário que apesar de não ter sido consultado procurou a diretoria e disse que o problema da produção não estava dentro da fábrica e sim fora dela. Os problemas com a produção coincidiam com os horários que um trem passava diariamente numa ferrovia próximo da fábrica. As vibrações, por um motivo desconhecido por todos, desregulavam a máquina e por isso surgiam os problemas na produção.

Na verdade tudo isso poderia ter sido evitado se o líder, o diretor, o engenheiro e os técnicos tivessem em mente algo tão importante: ESPÍRITO DE EQUIPE.

Este exemplo, sem dúvida, não é um fato isolado da importância de todos dentro de uma organização. Por isso, você deve desempenhar um papel perceptível no incentivo ao senso de equipe. Comece por respeitar as opiniões de outros dentro da sua equipe, mesmo que venham de pessoas que sejam seus subordinados ou de escalão inferior. Não se esqueça que a posição privilegiada dentro de uma empresa poderá obscurecer o entendimento de fatos, que para o empregado que vivencia isso no dia a dia é fácil de entender. Por outro lado, quando se olha de fora para dentro de um problema pode ser mais fácil encontrar a solução. É por isso que a equipe quando unida pode resolver com mais facilidade os problemas que surgem, pois colocam lado a lado aqueles que estão vivenciando o problema e aqueles que estão apenas acompanhando o problema de fora, fazendo assim um brainstorming (tempestade cerebral).

Assim sendo, é certo que você deve criar dentro de si mesmo o senso de equipe para ser bem sucedido no mundo moderno. Não permita que o individualismo tome conta de si e o torne um profissional isolado dos demais. É claro que problemas surgirão e será mais do que necessário saber relevar esses problemas, a fim de evitar conflitos dentro da organização. Mas mesmo com o lado negativo do trabalho em equipe, os benefícios superam em muito esse lado negativo.

Por fim, tenha certeza que o trabalho em equipe não é apenas uma tendência momentânea, mas é uma filosofia de trabalho fundamentada na certeza de que quando há colaboração de todos, os resultados são mais facilmente alcançados do que poderiam ser alcançados individualmente. Pense nisso e faça a sua parte e com isso você granjeará o respeito da equipe e lucrará com os benefícios.

Fonte: http://www.andersonhernandes.com.br/2008/10/10/voce-tem-espirito-de-equipe/

Nenhum comentário: